O QUE É EMPODERAR?


Há algumas semanas estive a conversar com alguém que me colocou uma questão muito interessante sobre o feminismo e os diferentes posicionamentos das feministas relativamente ao aborto.
"És feminista?" Engraçado que nunca tive medo de responder isto...6 anos mais tarde a minha resposta continua a mesma: "Sim, sou!", mas hoje ela vem seguida de uma pergunta: "O que é o feminismo para ti?". Preciso perceber o que tu interpretas enquanto feminismo para eu saber se realmente, para ti, sou feminista. Mas sobre o conceito, as práticas e tudo o que envolve o movimento quando abordamos ele de modo geral, falaremos daqui uns dias, pode ser? Hoje eu quero focar em uma questão importante do feminismo, o famoso bem e mal falado, "empoderamento" seguido de uma carga de solidariedade e transferência de boa energia.

Sempre ouvi que era necessário empoderar mais duas mulheres. E eu sempre fui a favor da ideia de que estas mulheres deveriam ser também novas amigas/conhecidas e não somente mulheres do nosso meio. Estas, merecem esta transferência e esta solidariedade devido aos laços e ao amor que foi sendo desenvolvido desde sempre no teu meio. As que não conheces ou que acabaste de conhecer, precisam muito mais deste "amor desconhecido", pois ele é necessário e dá poder mesmo a quem esteja em um momento de muita fragilidade.

Mas eu precisei cair e bater a cara no chão, para perceber que nem toda gente quer saber desta solidariedade e está tudo bem. Partir do pressuposto de que somos muito parecidas e de que todas aceitamos o mesmo, é simplesmente inaceitável. Está tudo bem em tentares dar a tua mão a alguém e este alguém não querer! Está tudo bem tentares entender os sentimentos e falhares ao notares a complexidade de cada ser. Está tudo bem em não quereres mais segurar a mão de ninguém por um tempo e lidar com a rejeição enquanto o universo sempre esteve aqui para te mostrar que não podemos ser/pensar de maneira muito parecida toda hora.

Quando fala-se de empoderamento, eu penso em pequenos atos como por exemplo, mandar uma mensagem a uma amiga e desejar um bom dia de estudo/trabalho. "Eu acredito no teu potencial e tu és foda!".

Quando tu falas de empoderamento, eu associo à generosidade que posso transmitir às meninas que me seguem e que eu não conheço, reagindo de maneira positiva aos conteúdos que elas criam e partilham.

Quando eles falam de empoderamento eu não penso em algo invasivo como por exemplo, seguir cada passo da amiga "louca" e dizer que ela está errada. Não! Eu penso no empoderamento como algo mais libertador, até porque não somos árbitros da vida de ninguém para andar com cartões nas mãos para esfregar na cara ao mínimo deslize e falha.

Quando nós falamos de empoderamento, falamos também de simplesmente deixar a outra em paz, deixar o corpo da outra, deixar os hábitos da outra, deixar de lado o vício de querer apontar o dedo à outra. Não trago e nem penso em negatividade, porque acredito que empoderar consiste também em deixares o caminho livre para positividades entrarem na vida de outras pessoas. Quando não tens algo positivo para oferecer (o que também é aceitável), não precisas trazer algo desnecessário para a vida de outras com a desculpa de que é frustração.

Empodero outras mulheres oferecendo flores para elas, abrindo os caminhos para elas, partilhando o que tenho, sem me preocupar tanto com a forma como elas vão seguir de lá em diante. Porque empoderar também é amar o desconhecido e fazer dele amigo. Porque empoderar é também libertar. Sorrir e dizer que: "Está tudo bem segue em frente, procura ser feliz da tua forma, floresce e não te preocupes com o que o mundo pensa sobre ti!"


Navváb A. Danso

Comentários

Mensagens populares