NÃO GOSTAS DE LER?

A verdade é que usar o telemóvel ou ler um livro obriga-nos a ter algo básico:
Foco. O foco que usas para estar nas redes sociais, é o mesmo foco que necessitas para fazer uma leitura. Focar e esquecer por uns instantes o que te rodeia. Focar e nem sequer responder e/ou prestar atenção no que o outro diz e faz. Muita gente que me conhece minimamente fica incrédula quando descobre que apesar de todas as minhas correrias, eu leio imenso e leio com amor. 
"Como é que consegues?" "Quando é que leste tudo isto?" "Como é que consegues organizar tudo isto?"
A resposta é simples:
Eu gosto de ler e gosto de papéis! Eu gosto de me manter informada, gosto de aprender e gosto de saber que cresci, conheci, percebi e evoluí!
Agora, é óbvio que nem toda gente gosta do mesmo, e por mais que a leitura seja fundamental, há gente que a abandona por falta de interesse! Então a dica é simples, procura livros sobre temas que te interessam verdadeiramente. Não estou a falar de cenas que te dão alguma curiosidade, mas depois já não queres saber! Estou a falar do que te move, do que te ilumina e faz acreditar que existem oportunidades para ti neste mundo! Há gente que tem muitos livros e pouco sabe sobre eles. Há gente que só lê porque "está na moda ler" livros e "ser do contra". Nah, não quero que sejas deste tipo! Há livros sobre tudo o que podes imaginar, e para perceberes o que gostas, talvez tenhas de mergulhar em um processo de auto conhecimento (há milhões de livros sobre tal)!
Bem, depois de começares a ler aquilo que realmente gostas, podes afirmar que simplesmente não tens tempo, no meio de tanta coisa para fazer durante o teu dia. Tudo bem. Eu ando de metro, as viagens não são longas, mas são suficientes para algumas folhas. Faço duas viagens por dia, uma na ida e outra na volta. Tudo bem. Como costumo dizer "como mais algumas páginas" na viagem de volta e durante os intervalos em que espero os metros. 
Em casa sabe bem ler 5 a 10 páginas, enquanto não durmo ou se eu acordar e não tiver de sair tão cedo de casa. Estes dois momentos são os momentos em que gostamos muito de pegar nos telemóveis! Para dizer a verdade, os telemóveis deveriam estar sempre longe da cama e os livros, estes sim, por perto! No fim de semana temos sempre tempo, ou nas tuas folgas se trabalhas aos sábados e domingos! Em um canto qualquer, quando espero por alguém ou quero simplesmente apanhar um pouco de ar e beber um chá sozinha, pego no meu livro, ele está sempre comigo, e sinto que estou sempre bem acompanhada. 
Tempo há sempre, vontade é que não. Tudo, tudo é possível se estamos a fazer aquilo que gostamos, neste caso ler aquilo que gostamos, e se estamos focados, tal como focamos imenso no telemóvel! Isto não ajudou? Tudo bem. Há livros sobre o impacto das redes sociais na nossa vida!
Não basta? Há estudos sobre a importância da leitura e do aprendizado contínuo na nossa saúde e no nosso futuro!
Há tempo para tudo! E uma das coisas que vou levar sempre comigo é a ideia de que estou em uma idade (20's) em que a coisa mais importante é investir em mim com força, muita força! Investir na minha educação, ter cada vez mais experiências incríveis, para quando chegar aos 40, não sentir que perdi 20 anos da minha vida com hábitos ridículos e escolhas que não contribuíram de nada para o meu sucesso!
Sobre quando começar? Hoje! Não espera pela próxima segunda ou terça! Não espera por muito mais! Há livros para todos os bolsos, assim como há festas para todos os gostos.

Navváb A. Danso

Comentários

  1. Seria interessante sugerires alguns dos teus livros favoritos.. um top 10 ou 20..

    ResponderEliminar
  2. Olá.
    Tenho 18 anos e comecei agora a ganhar o gosto pela leitura.
    Comecei a ler o 1º livro do Harry Potter e não consigo parar. Ja estou no 3º livro e tem sido um hábito muito bom.
    Espero que um dia eu consiga ler livros escolares ou livros mais “ da vida real “ com o mesmo gosto com que leio os do Harry.
    Gostei imenso do teu texto ❤️

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares