CONSEGUES ESTAR SOZINHA(O)?

Quando estamos em um relacionamento, (independentemente do tipo de relacionamento), quando temos sempre alguém ao nosso lado, quando sabemos que não estamos sozinhas (os), a probabilidade de nos acostumarmos à ideia de que aquela pessoa estará sempre ali para nos ajudar e acompanhar, é grande. Juntamente com esta ideia, vem uma pequena (grande) dependência que muitas das vezes não conseguimos evitar e não gostamos de admitir que ela existe. Tudo isto é absolutamente normal, nós somos pequenos até descobrirmos o contrário.

Há muito tempo tenho explorado o conceito de independência emocional, e a verdade é que quanto mais procuro entender, mais percebo que ninguém é realmente independente se não experimentar primeiramente, a dor de ser dependente e a dor de estar sozinha (o). E um erro muito grande que nós cometemos, é pensar que a dependência só ocorre quando o relacionamento é amoroso! Não te deixes enganar. Conheço pessoas que não vivem sem uma amiga (ou um amigo), que precisam da aprovação dos outros, que não se atrevem a sair sem o outro ao lado, que não se atrevem a participar em algo e nem a conhecer alguém ou alguma outra realidade, se o outro não estiver presente. Costumo ver hoje, meninas com a mesma idade que eu, a manter amizades da primária em que ninguém ia à casa de banho se não tivesse a outra amiguinha para acompanhar. A forma como eu vejo estas coisas, está muito relacionado com a minha personalidade como é óbvio, eu nunca fui de ter amigas tão íntimas assim, a minha mãe me criou para conquistar e não depender de ninguém. Não tenho paciência para amizades chatas, tóxicas, em que eu tenho de ponderar se vou ou não sair, dependendo do que alguém me disser que irá fazer. Desculpem a sinceridade, mas amizades pegajosas não são o meu forte e não acredito que iriam acrescentar alguma coisa boa na minha vida. É importante voar e deixar as outras pessoas voarem, caso contrário, como teremos experiências bonitas e diferentes para partilhar?

Estou aqui para te dizer que a tal solidão que tanto temes, irá te empoderar, irá te fazer sentir forte e independente. Quando não tiveres ninguém para ligar, quando não tiveres ninguém a metros de distância para conversar e partilhar as tuas inseguranças, vais começar a partilhar estas merdas contigo mesma em frente ao espelho e com o decorrer do tempo vais perceber que não vale a pena estar insegura devido a algo tão simples. É muito mais fácil se convencer de algo quando temos 3 pessoas a gritar no nosso ouvido "esquece lá isto, és linda", do que quando estamos sozinhas, sem uma claque e sem tempo definido para a tristeza ir embora.

Quando estiveres sozinha, quando não tiveres ninguém, vais aprender a valorizar o teu tempo, vais aprender a investir o teu tempo em ti e quando alguém se aproximar, vais saber quando e como se afastar, e vais poder determinar o que pode acontecer e o que é "demais" e não irá trazer grandes benefícios para o teu bem-estar. Nós crescemos com a dor. Existe um grande caminho entre te sentires abandonada, até conseguires ver que nada disto é abandono e que estar sozinha é estar bem.

É tão ridículo escrever isto, mas eu aposto que muita gente não consegue fazer isto...Estar sozinha. Correr sozinha, comer fora sozinha, dar um passeio sozinha, ver filmes sozinha, beber um café sozinha, sair para o meio da multidão e assistir um evento ou um show sozinha...

Quanto mais nos apegamos às pessoas, mais temos medo de sermos abandonadas, e quando este abandono ocorre, caímos em um buraco e perdemos a noção do tempo, do nosso valor e das nossas prioridades. É necessário perceber que ninguém é para sempre, ninguém vai estar ao nosso lado para sempre, ou pelo menos não sempre que precisarmos. E é necessário perdoar as pessoas por isto, é necessário entender que cada um tem a sua vida, as suas fases, os seus momentos, as suas dores, as suas lutas, e ninguém é obrigado a ajudar o outro sempre que o outro precisar.

Tudo isto é simplesmente egoísmo...Sim, tu precisas ser egoísta, as pessoas precisam ser egoístas em determinados momentos, as pessoas vão precisar de tempo só para elas, e tu vais ter de perceber quando for o momento preciso para recuar e cuidar de ti. Pensamos o egoísmo com uma coisa muito má, mas cá entre nós, a vida é feita de equilíbrios e por vezes precisas fechar os olhos e pensar em ti. Ninguém vai pensar em cuidar de ti como tu. Ninguém tem a necessidade de cuidar de ti como tu tens, e isto já é motivo suficiente para pensares em proteger aquilo que tu és, trabalhar na construção de um emocional forte e independente, e ter a consciência de que tudo isto é um processo em que vais ter progressos e outras vezes vais falhar e estar na merda.

Quando somos abandonadas ou colocadas de lado em uma determinada situação, é muito comum o nosso cérebro, em um primeiro momento, não aceitar e começar a procurar novas soluções, novas pessoas, novas emoções e tudo isto parece uma toxicodependência...Não tens a droga, mas vais dar um jeito, tens mil ideias, vais vender cenas, vais pedir dinheiro, vais conseguir a droga e logo começas a pensar no prazer de ter a droga. Todas as vezes que te sentires assim, vais sair por aí a aceitar energias negativas na tua vida, pessoas que nem valem a pena, pessoas sem maturidade para manter um relacionamento (seja qual for), pessoas que foram escolhidas por ti, no teu momento de abstinência e desespero...Se queres que eu te diga, se estas pessoas te magoaram, a culpa foi toda tua...A minha mãe metia no lixo qualquer coisa estranha que eu levava para casa, apanhava alguma coisa no chão da escola que obviamente tinha caído do bolso ou da mochila de alguém, e quando mostrava à minha mãe ela metia no lixo e dizia em alto e bom tom não podes trazer merdas para a tua casa. Mais tarde percebi, não podia mesmo trazer energias que desconheço para dentro do meu espaço de conforto e amor, e igualmente, não posso trazer e nem deixar ficar qualquer pessoa na minha vida, no meu espaço, intoxicando os meus dias.

Como é que estar só pode te dar poder? Uma vez que conseguiste sair de casa para fazer algo que tu realmente gostas sem ter alguém por perto, deste a ti própria o poder de determinar como vai começar ou acabar um dia, sem depender da ajuda de ninguém directamente.
Uma vez que conseguiste dar um passeio, olhar para tudo e apreciar o teu momento sem pressa, sem conversas com outros, e sem a voz dos outros, deste a ti própria o poder de viver, aproveitar e ser feliz sem a presença de outros.

No dia em que não estiveres feliz com uma situação, uma amizade, um relacionamento amoroso, o que quer que seja, vais sair, vais seguir o teu caminho, vais saber perdoar e mesmo assim não permitir que o desrespeito ou a negatividade da outra pessoa te atinja. Vais caminhar forte e segura da tua decisão, vais aprender a ouvir o teu próprio eu, vais aprender a ser a mulher ou o homem da tua vida.

No dia em que começares a ganhar esta consciência de que não precisas de ninguém para ser feliz, no dia em que começares a gostar do que és e do que tens dentro de ti, TODOS irão olhar para ti de forma diferente, TODOS irão sentir uma energia diferente, e é importante teres em mente que pessoas fortes sofrem, passam por dificuldades que testam a sua força e isto não é vergonha. Pessoas fortes choram, cometem erros, fazem coisas estúpidas e crescem.

Quando se é forte e independente, a probabilidade de se fechar e não querer expor fraquezas é muito grande. Digo isto porque sou assim, gosto de resolver as minhas coisas, não gosto de ver pessoas a meterem tanto na minha vida, sinto-me fraca quando não consigo dar conta de tudo e tenho de pedir ajuda. Isto é tão errado e tão certo. São coisas que vamos trabalhando com o tempo, são coisas que vamos corrigindo com o tempo, e a verdade é que ninguém é perfeito e ninguém precisa de o ser.



Navvab A. Danso

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares