ENERGIAS, AMBIENTES E PESSOAS



Eu hoje tenho uma só certeza: se não me identifico, não fico! Aprendi a fugir de ambientes e de pessoas que para mim não me dizem nada, ou dizem alguma coisa, mas acaba por ser tóxico a tentativa de desvendar esta tal coisa. Pá, vcs nunca tiveram uma experiência louca de tentar se dar bem com alguém e ao mesmo tempo sentir uma energia horrível a vir quando a pessoa está a passar por vcs? Eu já!!

Deixem-me dizer que eu desconfio confiando, ao contrário das pessoas confiam desconfiando. Eu sou uma pessoa que acredita muito nas outras, no bem que existe dentro das outras e não é que eu seja ingénua, mas ainda acredito em certas coisas, este é o motivo número 1 pela qual tenho diversas experiências boas e más, com diversas pessoas.
Devido ao meu envolvimento no movimento de união, amor e empoderamento de mulheres, já tive que ignorar os meus pressentimentos e as minhas sensações, pelo movimento, pela vontade de ajudar, compreender e unir, e isto me custou muito caro. Hoje, sei que nada é mais importante e nenhum movimento é mais interessante, do que o meu bem-estar mental e físico. Eu aprendi que antes do movimento, vem a minha sanidade, caso contrário, se quem faz o movimento não está bem, o movimento também não!
Quantas vezes eu me submeti a situações no mínimo desconfortáveis para poder fazer a outra pessoa entender que não existe motivo de ódio? Perdi as contas! E todas as vezes que eu fazia isto, sentia claramente que estava a esticar demais e a prejudicar demais o meu bem-estar, a minha pessoa no geral, por um movimento que precisa de mim, mas precisa de mim em perfeitas condições. Acredito que as maiores feministas que hoje falam por milhares de mulheres, também têm noção de quando clicar no botão "not today", caso contrário, estaríamos todas doidas.

A tentativa de entender todas, amar todas e unir todas é insano! Não vai resultar como é óbvio, cada uma entende o movimento da sua forma e devemos aceitar que cada pessoa é uma pessoa, vai continuar a viver a sua vida da sua forma e está tudo bem. Temos que destruir esta ideia de que para o mundo ser melhor, devemos unir todas as mulheres em uma só causa com princípios básicos semelhantes...Se não conseguimos unir todos os homens a pensarem o básico, porque eles têm as suas diferentes formas de pensar, porque é que nos atrevemos a pensar que nós, mulheres, somos mais "simples" e mais flexíveis?

Estes pensamentos não me têm deixado em paz e pela escrita, tive de os partilhar...

Mudando um bocado de assunto, mas mantendo a temática geral de pessoas, ambientes e energias, eu já vi ex-colegas meus a se afundarem em mundos que a mim não me dizem absolutamente nada, e tive de me orientar a ponto de abandonar certas amizades, certas convivências e certas conversas. É tudo muito bonito, até darmos conta que é mais do que "respeitar as escolhas das pessoas". Uma vez que tu escolhes estar em um ambiente com que não te identificas, estás a deixar uma parte de ti, entrar neste mundo, e é certo que uma parte de ti terá de aturar certas coisas que nem valem a pena, e esta parte vai entrar em um processo de desgaste e de uma forma ou outra, vais acabar por fazer parte deste ambiente, não me digas que não, é quase que inconsciente. Lento, muito lento e por vezes inconsciente.

Eu sempre fui a chata do grupo, a que anda sempre a perguntar "onde vamos?", "como vamos?", "com quem vamos?". Isto porque desde pequena sempre quis saber o que ia acontecer, como ia acontecer e quais eram os planos. Hoje vejo-me cada vez mais "chata" e isto só me dá alegrias. É uma parte metódica de mim que não abre mão de querer saber das coisas porque para mim a vida é realmente só uma e um passo a falso pode significar muita coisa, assim como vários passos dados no caminho da construção de um sonho de maneira consistente, pode significar um futuro.

Aprendi a abrir mão daquilo que me faz mal, daquilo que supostamente eu deveria fazer ou aturar pelas aparências para tentar "corrigir" o mal que existe. A verdade é que se eu quero mudar o mundo, já dizia o outro, tenho de começar a fazer a minha cama todas as manhãs...E eu sempre achei isto ridículo até passar por algumas situações no ano passado que me fizeram despertar para a vida no sentido de que, afinal se eu não estou a lutar por mim, não poderei lutar pelos outros! Dura menos de 5 minutos para fazeres a tua cama pela manhã, e custa muito pouco...Ao contrário de estares a aturar amigos estúpidos todos os dias e a abrires mão da tua sanidade aos poucos, frequentando os mesmos ambientes que eles, ambientes estes que não gostas nada.
Não custa nada começares a dar pequenos passos em direcção à tua meta e/ou sonho, mas custa muito e irá custar ainda mais, em um futuro nada distante, mergulhar em drogas, vícios (sejam quais forem).


Eu vou sempre achar que não custa nada manter o nosso corpo minimamente saudável praticando exercícios físicos e comendo de maneira equilibrada, e vou sempre ter a certeza de que irá custar muito, comer porcarias, manter comportamentos e pensamentos negativos, estando em volta de pessoas negativas.

Eu vou sempre induzir, quem quer que seja, a procurar o seu canto, o seu ambiente, as suas pessoas, os seus momentos, as suas pequenas e pequeníssimas felicidades. Isto para mim é o que vale a pena.

Não vou deixar que um movimento me consuma, vou me tornar em uma pessoa melhor, capaz de mudar o movimento e influenciar as pessoas que estejam nele e sinceramente, aquelas que queiram estar nele. Vou seguir leve quando a minha tentativa de unir fracassar, vou seguir forte se mesmo com mil tentativas as pessoas ainda me apunhalarem pelas costas, se aproveitando da minha compreensão para elevar o ego, na tentativa de mostrar que são melhores ou que não se interessam. Isto acontece, isto é real, isto é um desabafo e algumas reflexões após tentativas frustradas e depois fracassadas de tentar entender os outros. Isto é real, e acaba por ser escrito por quem tem muito o que aprender ainda relativamente a pessoas, e que pouco se importa se não chegar à mínima plenitude deste entendimento. Eu acho importante nós definirmos quem nós somos, o que nós queremos e como vamos chegar onde tanto almejamos chegar...Isto tudo não soa estranho pois não? Lembram-se de certeza, da chata que eu era e da vontade que eu tinha e até hoje tenho de querer saber tudo o que me envolve.

É importante vcs definirem os vossos objetivos, escolherem os vossos ambientes e terem a noção do limite, até onde dá para puxar, até onde dá para levar tudo isto e até onde têm de parar, RESPIRAR e deixar de lado, porque o que realmente importa é como estamos. Até que ponto podemos levar a cabo as nossas lutas por nós e pelos outros se não estamos bem?




Navvab A. Danso

Comentários

Mensagens populares