RACISMO DE PONTA


Nunca será poema, não me venhas com estas cenas!
Mas que visão distorcida daquilo que tento construir!



Sobre eles.
Eles nunca.

Nunca fizeram nada além do certo. Nunca construíram nada além do necessário. Nunca disseram nada além da verdade. Nunca foi ofensa, só infantilidade.

Teu corpo? Invadiram.
Tua mente? Violaram.
Nossa gente? Massacraram. E tive que agradecer e aceitar que fizemos por merecer.

Não andam por aí a gritar que nos odeiam. Hoje em dia comprovam que somos cientificamente iguais. Usam a ciência ao amanhecer e a demência ao entardecer…
A mente de quem nunca vai aceitar e pouco fez para evoluir. A mente de um racista de ponta.

Faz bonito na internet. Conta histórias como se tivesse vivido na porta da frente. E ao escurecer…Mata!

O racismo de ponta não cala de uma só vez, seria intenso ver muita gente sofrer. Vivemos em tempos que se anseia viver e ver o bem não importa em quem. Convém transmitir esta imagem à nossa gente. Meter umas fotos de vez em vez e mostrar empatia aos que morrem em botes….

O racismo de ponta invalida a tua mente à medida em que questiona na tua frente, se és capaz de produzir algo decente.

O racismo de ponta é um processo lento e quente. Ninguém sabe quando acontece, ninguém se apercebe que adoece, até estar em frente ao espelho e duvidar inclusive da sua própria sanidade.

É de ponta porque se altera, se inova, se adapta e quando mata, não vemos sangue. É de ponta porque faz com que os pretos enlouqueçam de uma vez por todas à procura de um corpo, de uma alma, de uma mente dita branca, perfeita, bonita…

É de ponta porque nos dá a oportunidade de entrar na faculdade, mas nos tira a oportunidade de brilhar…Briga connosco, rapta a nossa segurança, leva-nos ao limite, faz-nos viver o fracasso antes deste ser nossa realidade.

É de ponta porque nos dá um emprego, sim…É dado porque neste ponto já nem acreditas que conseguiste algo. Dá, dá muito e rouba a nossa vontade de raciocinar visto que sempre lidamos com um “Penso que seria melhor fazer de outra forma”;”Acho a tua ideia brilhante, mas numa próxima falamos disto”…

É de ponta porque nos faz acreditar no progresso e que estamos dentro dele. É capaz de nos fazer sentir excelentes e abrandar a nossa mente à medida em que nos tortura com pensamentos de que nunca seremos suficientes.

É chique, é tecnológico,
É doentio, é menos óbvio,

Nada do que foi escrito aqui, foi escrito só porque sim. Nada do que foi lido aqui soa mal para ti.

Tantas voltas para pensar que o nosso ambiente nos está a matar e não temos poder sob esta chacina.
Antes fosse um “preto de merda” em alto em bom tom…Hoje é moderno, hoje não é nada muito escandaloso…Apenas maléfico, menos calmo e mais cruel.
Hoje é com a representatividade, com os espaços para falarmos, com um tempo para pensarmos, com respostas às nossas dúvidas, seguidas de “tu és um fracasso” meio que do nada que invade a tua mente, viola-te à tua frente. 
Nada podes, pouco fazes, ganham eles?




Navvab A. Danso

Comentários

Mensagens populares