PARA 2019

Eu tenho a certeza que tu também fazes parte do grupo de pessoas que já pensou ou até já escreveu as coisas que irá fazer em 2019. Eu já fiz diversas listas e há dias estive a ler a lista de planos para 2018 e só consegui rir. Rir porque nada correu como eu imaginava, não consegui fazer aquilo que queria fazer, as coisas tomaram um rumo completamente diferente, tive a oportunidade de fazer coisas que nem imaginava poder fazer, e acho que aqui é que está toda a piada de viver. Nós fazemos planos, colocamos no papel tudo muito bonitinho e numa sequência que achamos que vamos obedecer, mas na verdade nada é tão linear, muita coisa acontece, muita coisa muda, e o que realmente acredito que temos de fazer é ver beleza nas mudanças, ver oportunidade nas mudanças e ser feliz com as mudanças, sejam elas boas ou más.

Notei que coisas pequenas como "beber mais água", "meditar", "iniciar uma terapia", "dançar mais", "cozinhar mais", foram as coisas que eu pude fazer e que realmente me deixaram orgulhosa de mim mesma. Ora, foi aí que eu notei que nós por vezes fazemos listas desnecessárias, longas e cheias de promessas e planos que não vão se tornar realidade, porque simplesmente não é possível fazer tudo ao mesmo tempo, e para ser sincera o tempo que temos não é assim tanto para viajar 5 vezes, dar um jeito nos maus hábitos e beber mais água ahah, haja fôlego.
É importante saberes que eu não estou a dizer que o teu ano não vai ser um ano cheio de aventuras e conquistas, não, eu não acredito nisto, mas também não acredito em listas enormes com planos de atravessar 3 oceanos em 1 dia.
É por este motivo que queria sugerir 4 pontos importantes para vcs considerarem e secalhar acrescentarem na vossa listinha de 2019. Ah, não me venhas com cenas, ainda vamos a tempo, são 7 da tarde do dia 31 de Dezembro, ainda temos tempo para revisar esta lista.
Bora:


PERDOAR - sim, para conseguires estar bem, crescer, captar novas energias, ter novas experiências e estar a vivê-las de corpo e alma, é preciso tu perdoares as outras pessoas, é preciso tu deixares as lembranças tristes de lado, e é preciso tu perdoares a pessoa mais importante da tua vida...tu!
As pessoas confundem perdão com estupidez, acham que quem perdoa não tem noção da gravidade das coisas ou da maldade dos outros, mas a verdade é que quem perdoa é suficientemente maduro e está disposto a avançar na vida sem levar energias pesadas, negativas e desnecessárias consigo. Quem perdoa cresceu, quem perdoa está a crescer e vê tudo enquanto um aprendizado. Quem perdoa tem sim bom coração, tem sim noção e sabe do que realmente precisa carregar dentro de si. Perdoar a tua pessoa é dar um grande passo na vida a nível de bem-estar mental. Perdoa os erros que cometeste, perdoa certas atitudes que tiveste, perdoa o facto de que não conseguiste "responder à altura" no momento X ou Y...Tem mais amor por ti, e perdoar é também amar, deixar sarar feridas, aceitar o ciclo da vida e seguir em frente com muita força, muita determinação, nunca se esquecendo do que aconteceu, mas estando leve interiormente.

Abandonar vícios - não existe nada mais importante do que o teu bem-estar, é importante estares bem e sentires bem para viveres com intensidade e vontade de atingir os teus sonhos, então para 2019 corta estes vícios que não te fazem bem. Fumar e beber constantemente, ter a necessidade de mostrar certas coisas ou certos comportamentos, dormir até tarde e nunca fazer um único exercício físico em uma semana são coisas tóxicas e tristes para qualquer pessoa independentemente da idade. A cena é cortar tudo o que te faz mal de maneira bem clara e evidente, e ponderar certas atitudes, projectando as suas consequências na nossa vida daqui a 5 anos por exemplo. É simples, achas que se continuares a fumar ou a beber pelo menos 4 dias por semana, vais ter a capacidade de correr e resistir como hoje? Acredito que a resposta seja óbvia. Acho bem teres em conta e começares a mudar algo no que toca à forma como dependes muito das redes sociais para te sentires bem, a forma como comentários podem elevar a tua auto-estima ou metê-la em um caixote de lixo. Os telemóveis, as redes sociais, e tudo o que é virtual tem espaço na nossa vida, mas é bom limitar certas coisas, para não vivermos em função do que toda gente publica ou deixa de publicar.

Sair da zona de conforto - tu NUNCA vais crescer onde tens estado todo este tempo...Escreve o que eu te digo, tu só vais crescer saindo da zona de conforto e aceitando desafios da vida. Não existe nada melhor do que o desconforto para nos fazer olhar a vida de outra forma. Vamos nos tornando mais fortes, vamos descobrindo novas soluções para novos problemas e só em novos ambientes é que podemos ter necessidades e ideias novas. Sabes aquela mudança de casa, país ou cidade que queres muito fazer? Porque não batalhar por ela agora?? Está tudo bem em não conseguires tudo no final de 2019, mas não está bem mentalizares que todo o esforço e todas as tentativas vão ser sinónimo de fracasso. Estamos expressamente proibidos de nos acomodar a uma situação, seja ela boa ou má....e é bom lembrar que muitas das vezes ambientes maus se tornam "bons" em qualquer mente preguiçosa pertencente a alguém cheio de medo de se mexer.

Valorizar a tua pessoa - este ano, mais do que nunca, quero que olhes para ti com cuidado e muita atenção, é importante parares de dizer "ufa, que sorte" quando algo de bom te acontece, e começares a dizer "trabalhei para isto, mereço!". Não é sorte se tens estado a trabalhar dia e noite, não é sorte, não és a pior pessoa do mundo, o que tu fazes vale a pena, é relevante, e precisas valorizar tudo isto.
Vamos todos, em 2019, manter a nossa paz interior e não permitir que outras coisas ou pessoas sejam suficientemente fortes e relevantes para alterar tudo isto. É importante trabalharmos em um processo enriquecedor, de nos colocar sempre em primeiro lugar, não importa o que acontecer, o nosso bem-estar e a nossa alegria vai estar sempre em primeiro lugar. É sobre isto que estou a falar quando menciono a auto valorização.




Podes ver, não meti viagens loucas e maravilhosas nos nossos pontos, não acrescentei aventuras únicas, não fiz nada disto, sabes porquê? Se tu perdoares a ti própria e perdoares os outros, seguindo em frente com novas paixões e novas energias, vais poder correr e procurar novas experiências que te vão encher o coração. Se tu abandonares os vícios, vais ter mais tempo e disposição para pensares e realizares certos planos que te vão ficar na memória pelo resto da tua vida. Se tu começares a sair da tua zona de conforto, vais conhecer coisas e pessoas que vão seguir (ou não) contigo, em jornadas de tirar o fôlego. Se tu te valorizares, ninguém vai poder tirar sonho nenhum de dentro de ti.

É "só" isto.


Feliz ano novo a todos, que 2019 seja um ano em que tudo de bom transborde dentro do nosso coração.


Navvab A. Danso



Comentários

Mensagens populares